Powershell da semana #1 - Checar usuários Cloud Only no Office 365
1 min read

Powershell da semana #1 - Checar usuários Cloud Only no Office 365

Powershell da semana #1 - Checar usuários Cloud Only no Office 365

Seu cenário é relativamente simples: obter informações rápidas de usuários que foram criados diretamente no Office 365 ao invés de usuários do seu Active Directory local e sincronizados posteriormente. Então, como fazer isso funcionar?

Neste post quero apresentar uma dica super rápida no Powershell de como trazer usuários que não estão sincronizados com o office 365.

Dica
Para executar os comandos a seguir é necessário ter o Módulo do Office 365 instalado em seu PowershellEu tenho um artigo explicando o passo a passo clicando aqui.

Get-MsolUser -All | ? {$_.ImmutableId -eq $null}

Aqui, a dica principal está no parametro ImmutableId. Ele é o atributo responsável por “identificar” um objeto sincronizado do AD Local para o Office 365, quando adicionamos a condição -ne $null estamos buscando justamente todos os usuários que não possuem este atributo populado.

Se você quiser trazer um relatório mais detalhado dos usuários (por exemplo departamento, licenças, etc) você pode incrementar o seu powershell com este código adicional:

Get-MsolUser -All | ? {$_.ImmutableId -eq $null} | select userPrincipalName,DisplayName,isLicensed | sort UserPrincipalName | Export-Csv -Path 'C:\Temp\export.csv' -NoTypeInformation

Este outro modelo está fazendo simplesmente o seguinte: obtendo usuários, que existem apenas em nuvem, em seu UserPrincipalName, DisplayName e se já possui uma licença, então é feita uma classificação por UserPrincipalName e por fim os dados são exportados para C:\Temp\export.csv. Simples assim!

Por hoje é isso, vejo vocês na próxima!