O que é o Azure Application Gateway e quando utilizar?
2 min read

O que é o Azure Application Gateway e quando utilizar?

O que é o Azure Application Gateway e quando utilizar?

Para começar a falar sobre o App Gateway irei recorrer ao Modelo OSI, clique no link e saiba mais.
Como o seu próprio nome sugere o APPGW trabalha na camada de aplicação, assim trazendo uma série de beneficios.

Encaminhamento de tráfego

O APPGW sendo um serviço de camada 7  pode tomar decisões mais sofisticadas e faz isso utilizando os protocolos http/https.

O encaminhamento de tráfego com base em sua URL de entrada, é um dos serviços mais utilizados atualmente:

Este tipo de roteamento é conhecido como “Regra de roteamento baseada em caminho”, assim nós definimos uma direção, com base na URL do nosso APP.

Tornando a experiência do nossos clientes ou usuários melhorada, pois nós podemos escalar cada conjunto de servidores de maneira diferente e alterar seu tráfego.

Segurança

Os serviços WEB são os principais alvos de ataques maliciosos, pensando nisso o APPGW possui uma SKU que disponibiliza diversos recursos de segurança conhecida como WAF.

Firewall de Aplicativo Web do Azure (WAF)

O WAF é uma camada lógica de proteção que é agregada ao Gateway, assim como um firewall sendo capaz de negar e validar requisições.

Com este serviço aumentamos ainda mais o nível de segurança de nossa aplicação, bloqueando os ataques mais previsíveis e os mais sofisticados.

Assim com maior segurança e capacidade de resposta a uma situação o APPGW entrega para seus clientes uma solução amplamente completa em todos os aspectos discutidos.

Beneficios encontrados

Este tipo de serviço agrega muitas melhorias e alta disponibilidade para seu negócio, em um cenário de Microserviços onde você hospeda sua aplicação em diversos servidores, você será capaz de escalar, parar o fluxo e excluir caso necessário, sem que afete o seu negócio.

Desta forma o Gateway de aplicativo se torna o parceiro ideal em projeto que necessitem de maior robustez e segurança.

Se trata de um serviço completo com uma grande quantidade de soluções que irão nos ajudar em diversas atividades.

Ainda vamos explorar muito mais essa ferramenta e suas funcionalidades, portanto fiquem atentos aos próximos posts.

Não se esqueça, precisando de uma solução de balanceamento de carga, que atue na camada de aplicação e possa agregar maior segurança a sua empresa e seus clientes, Application Gateway da Microsoft será a resposta ideal.

Até Mais!