Microsoft Azure: Como dar os seus primeiros passos?
2 min read

Microsoft Azure: Como dar os seus primeiros passos?

Microsoft Azure: Como dar os seus primeiros passos?

Está dando os seus primeiros passos nessa plataforma gigantesca de cloud computing que é o Azure? Aqui neste guia você encontrará algumas dicas e recomendações de como fazer isso (com os mesmos passos que eu segui quando estava começando)!

Por onde começar a estudar?


1. Microsoft Learn. Este site (que eu particularmente gosto de chamar de fórum de conhecimento da Microsoft) armazena conteúdos riquíssimos com todas as informações que você precisa saber sobre a plataforma para todas as certificações disponíveis. Foi por lá que eu estudei para tirar as minhas três certificações: Azure Fundamentals (AZ-900); Azure Administrator Associate (AZ-104); e Azure Network Engineer Associate (AZ-700).

2. Canal do YouTube do John Savill. Existem vários criadores de conteúdo no YouTube (e em outros sites) que compartilham um conhecimento absurdamente rico em detalhes e com uma excelente didática e o John é um desses caras. A série de vídeos dele sobre a certificação AZ-700 me ajudou muito na hora da prova e pode ajudar a você também, mas é necessário ter um bom domínio da língua inglesa para compreender o conteúdo.

3. Udemy. Essa plataforma de estudos e compartilhamento de conhecimento possui cursos sobre quase tudo que eu já precisei aprender! Por lá é possível encontrar inúmeros treinamentos para as mais variadas provas do Azure e, para quem está começando, é uma boa dar uma pesquisada sobre a AZ-900 por lá! 😉

Como praticar os conceitos aprendidos?

Sandbox

Durante as trilhas de aprendizagem no Microsoft Learn (principalmente nas provas iniciais como na AZ-900 e na AZ-104) você se deparará com roteiros de aprendizagem que exigem a execução de certas tarefas no próprio Azure para considerarem que você terminou aquele módulo. Esses exercícios, por mais "bobos" que possam parecer em algumas situações, ajudam muito na hora da prova pois com eles você consegue obter uma certa familiaridade com o portal do Azure e como desempenhar tarefas específicas (que você terá que fazer na prática durante o teste). Esses "exercícios" geram uma assinatura temporária chamada "Assinatura de Sandbox" que ficará ativa por um período de tempo específico para cada exercício.

Conta Gratuita do Azure

Além dos ambientes de Sandbox você também pode criar uma conta gratuita de teste no Azure, recebendo um crédito de USD 200 (duzentos dólares) válido por 30 dias. Além disso, sua conta terá acesso a um conjunto de serviços gratuitos pré-determinados pela Microsoft pelo período de 12 meses e alguns serviços que serão gratuitos pra sempre (oferta vigente no dia da publicação deste artigo, 22 de abril de 2022 - documentação oficial).

Laboratórios

Outra opção é você criar uma assinatura Pay-As-You-Go (após usar a conta gratuita, de preferência) e praticar os conceitos aprendidos até sentir-se seguro(a) para o momento da prova executando a implementação de diversos cenários como um ambiente de VNets Hub-Spoke, deployments de Virtual Machines em cenários específicos e por aí vai! É possível encontrar laboratórios guiados (e pagos) em alguns sites de instrutores e empresas de treinamento internet afora, mas fique de olho se é um site ou pessoa de confiança e com credibilidade no "ramo".


Não se esqueça de compartilhar esta publicação e de enviar para os seus contatos que estão se preparando para as certificações Microsoft!