Como receber atualizações frequentes no Microsoft 365
3 min read

Como receber atualizações frequentes no Microsoft 365

Como receber atualizações frequentes no Microsoft 365

Atualizações no Microsoft 365 fazem parte da rotina da Microsoft e mais do que nunca features que nos ajudam a nos manter cada vez mais produtivos estão em lançamento. O que muita gente não sabe é que é possível receber estes tipos de atualização de uma maneira mais “rápida”. Então, acompanha comigo como receber updates mais rápidamente no Microsoft 365.

O que é o Targeted Release?

Para entender o uso do Targeted Release, é importante entender como funciona a liberação de novos recursos no Office 365.

Antes que sejam disponibilizadas para o público em geral, todas as atualizações passam pelos “Future Teams” e então, internamente para toda a Microsoft. Após validações internas e testes, a próxima etapa é disponibilizar estas atualizações para os clientes marcados como Targeted Release, isto dá a oportunidade para que estas organizações usem o produto antes que ele esteja disponível para o público em geral.

Em cada Ring, a Microsoft coleta feedback e melhora suas métricas de monitoramento para garantir que, quando as novas funcionalidades forem lançadas, você como usuário final terá a melhor experiência possível.

Standard Release

Por fim, A última etapa dos ciclos de atualização é a entrega geral para todos os clientes. Isso significa que a nova funcionalidade foi devidamente testada, validada e medida, e agora está pronta para ser consumida por todos, em escala global.

Esta é a opção padrão para todos os tenants configurados no Office 365 e, como uma boa prática é importante deixar a maioria dos usuários configurados desta maneira enquanto que, para o time de TI e Power Users, manter a opção de Targeted Release.

Benefícios do Targeted Release

Dentre os principais motivos para habilitar o uso de Targeted Release para os seus usuários podemos indicar alguns:

  • Testar novas funcionalidades antes do lançamento oficial: simplesmente por testar novas funcionalidades e já entender como elas podem tornar sua empresa mais produtiva.
  • Validar comunicações para os usuários gerais: aqui é para o caso daqueles usuários que se perdem quando a grama muda de cor. É importante posicionar mudanças para os usuários finais. Afinal, são eles que vão usar a solução.
  • Preparar documentos internos para o time de help-desk: tão importante quanto informar aos usuários é preparar seu time de help-desk (ou você é o help-desk e precisa se manter atualizado) para as novas demandas que surgem com estes novos produtos.
  • Usar controle de lançamento de features, quando aplicável para controlar updates para os usuários finais: quando você tem um cenário muito grande e muito complexo, é importante ter controle do que está acontecendo e isso inclui saber quem está recebendo atualizações.

Quando olhamos assim, fica mais claro não só o como funciona mas porque é tão importante entender estes conceitos. Agora que você entendeu o uso de Standard Release e Targeted Release, vamos entender como funciona o processo de ativação.

Configurando o uso de Targeted Release no Microsoft 365

Para configurar o uso de Targeted Release, siga as etapas abaixo:

Caso você não tenha acesso administrativo ao seu ambiente de Microsoft 365, solicite ao seu administrador que realize as etapas mostradas.

  • A seguir, vá para a aba Perfil da Empresa > Preferencias de Lançamento;
  • Por fim, selecione a preferência de lançamento sendo:
    • Manter Standard Release para todos;
    • Mudar para Targeted Release para todos;
    • Mudar para Targeted Release para algumas contas.
  • No meu caso vou selecionar usuários específicos e após selecionar as contas, vou salvar as alterações.
Neste caso estou selecionando Targeted Release para alguns usuários apenas.

Conclusão

Como você pôde ver é muito simples para preparar seu Microsoft 365 a receber atualizações mais rápido. Espero que o conteúdo tenha sido importante para você e te vejo em breve na próxima!