Adicionando um domínio ao Office 365
4 min read

Adicionando um domínio ao Office 365

Adicionando um domínio ao Office 365
Ter seu e-mail funcionando em um ambiente gerenciado traz muitas vantagens e, no Office 365 não é muito diferente. Pensando nisso, é extremamente importante que seu sistema de e-mails funcione enquanto estiver usando um domínio personalizado. Esteja você usando o Office 365 pela primeira vez ou queira você migrar de um provedor existente para a Microsoft recomendo muito ler o conteúdo abaixo.

Requisitos

Antes de mais nada é extremamente importante que você tenha uma assinatura ativa do Office 365. Se você não tem uma conta, fique tranquilo, a Microsoft oferece um período de 30 dias gratuitamente para você ter acesso a uma assinatura de teste. Você pode ganhar uma assinatura aqui. Bom, vamos ao que interessa.

Confirmação de posse do domínio

Para iniciarmos, precisamos entrar no nosso painel de administrador do Office 365, então, vamos para o centro de administração do Office 365. Agora que estamos no domínio, entraremos em Configurações > Domínios. Clique em + Adicionar Domínio. Insira o domínio que você deseja adicionar e vá para avançar. Depois de avançar, você deve confirmar a posse do domínio em seu provedor de DNS usando o registro TXT mostrado na tela. A imagem mostra a tela de confirmação com o registro TXT. Há uma lista com os seguintes itens: nome TXT: @; Valor TXT: MS=ms73878346; TTL: 3600 Para finalizar a confirmação de posse, após inserir os registros TXT, basta clicar em verificar.

Configurando os demais registros de DNS

Certo, agora que você já está com o seu domínio verificado, você pode dar continuidade na criação dos demais registros de DNS. É importante lembrar que o ideal é fazer isso apenas em uma das situações abaixo:
  • Você está adquirindo seu domínio agora e é a primeira vez que você vai usar seus serviços de e-mail nele; ou
  • Você já migrou o conteúdo de seu e-mail para o Office 365 e agora precisa fazer a virada para concluir as configurações.
Dica: Agora que você configurou o seu domínio, você já pode adicionar e gerenciar usuários via Powershell, usando este domínio verificado. Eu tenho um tópico em que dou mais detalhes sobre as configurações e você pode por dar uma lida nele caso já queira fazer isso agora: Gerenciamento do Office 365 pelo Powershell.
  Clicando em Avançar, você deve selecionar a opção Vou adicionar os registros DNS por conta própria. Agora vem a parte interessante porque vamos precisar criar os registros no nosso servidor de DNS. Cada sistema funciona de uma forma diferente, então é interessante entrar em contato com seu provedor para ver as formas corretas de criação. O que vou passar aqui são quais registros precisam ser direcionados e para onde precisam ser apontados.

Exchange Online

Tipo Prioridade Nome do host Valor (endereçamento) TTL (segundos)
MX 0 @ valorPresenteNoPortal.mail.protection.outlook.com (Por exemplo: cloudsquad-com-br.mail.protection.outlook.com) 3600
TXT @ v=spf1 include:spf.protection.outlook.com -all 3600
CNAME Autodiscover Autodiscover.outlook.com 3600

Skype for Business

CNAME—–3600sipsipdir.online.lync.com
Tipo Serviço Protocolo Porta Peso Prioridade TTL (segundos) Nome Valor
SRV _sip _tls 443 1 100 3600 @ sipdir.online.lync.com
SRV _sipfederationtls tcp 5061 1 100 3600 @ sipfed.online.lync.com
CNAME 3600 lyncdiscover webdir.online.lync.com

Mobile Device Management

Tipo Prioridade Host Valor TTL (segundos)
CNAME enterpriseregistration enterpriseregistration.windows.net 3600
CNAME enterpriseenrollment enterpriseenrollment.manage.microsoft.com 3600

Registros Adicionais do Office 365

Tipo Prioridade Host Valor TTL (segundos)
CNAME msoid clientconfig.microsoftonline-p.net 3600
Sim, é trabalhoso, mas acredite, vale a pena no final! Depois de configurar estes registros em seu provedor de DNS, basta aguardar o período de propagação dele para que você já comece a receber e-mails pelo Office 365.
Dica: Normalmente o tempo de replicação do DNS é de até 72 horas, mas você pode saber o andamento da validação do seu domínio. A página DNS Checker faz uma análise do domínio que você quer pesquisar com base nos registros que você está procurando. Para saber se o serviço de e-mail já está operacional, entre na página, digite seu domínio e selecione por “MX” nos tipos de domínio. A página mostra para você se já está propagado ou não e é uma ótima ferramenta para fazer este tipo de validação!

Conclusão

Neste tópico você aprendeu a configurar seu domínio no Office 365. Este é um passo crucial para começar a usar a ferramenta na nuvem uma vez que você tem mais liberdade para poder gerenciar seus usuários, suas ativações, e garantir que sua organização seja mais produtiva com esta excelente plataforma. Nos próximos tópicos vamos abordar outras features bem interessantes da ferramenta e em breve ensinaremos como migrar seus e-mails para o Office 365. Nos vemos em breve!